Buscar

Como manter a produtividade no home office?

Atualizado: 20 de jul. de 2021

Alguns preparos são importantes e a disciplina é o principal deles

Como conciliar a dinâmica de casa com as atividades do trabalho? Em entrevista ao Nosso Programa, da RITV, a coach de Carreira e Vendas, Jordete Braga, deu dicas sobre como manter a produtividade ao trabalhar em casa.


O movimento home office já existia em outros países e, com a pandemia, veio para o Brasil. A nova realidade surgiu de surpresa e não houve tempo para uma adaptação suave. Nesse cenário, Jordete destaca que alguns preparos, como a disciplina, são importantes.


“Eu trabalho com isso há bastante tempo e, para mim, também foi uma quebra de paradigmas, de rotinas, de adaptação. Sempre enfatizo ser preciso manter a disciplina, acordar pela manhã, trocar de roupa, e buscar um lugar dentro de casa para que seja possível ter privacidade.


A especialista acredita que detalhes como ficar de pijama, não pentear os cabelos e não escovar os dentes têm implicações práticas e reais na produtividade. “É preciso ter clareza, separar atividades, estabelecer rotina e organização. Isso tudo irá facilitar a realização das suas propostas.”


Nomear os dias da semana e dividir as tarefas de acordo com eles é uma dica de planejamento que pode ajudar o andamento das obrigações. Além disso, Jordete ressalta que ter uma visão de adequação do ambiente é imprescindível para estabelecer foco no que precisa ser feito.


“Ser menos crítico consigo mesmo e com os outros é muito importante, pois precisamos ser mais tolerantes e menos exigentes. Nem tudo vai ser perfeito o tempo inteiro e criar esse tipo de expectativa não é saudável”, afirma. Ela completa, ainda, dizendo que a realidade para cada um é diferente, e daí surge a necessidade de as empresas serem flexíveis também.


Mas, então, como alcançar a clareza? “Se você souber o caminho que não deve seguir já é um ótimo passo para alcançar a clareza, porque, assim, você não se distancia do seu objetivo. Outra dica é pensar ‘e se tudo fosse possível, para onde eu gostaria de ir?’ A partir das respostas encontradas será possível pensar uma direção sobre como colocar os planos em prática”, responde Jordete.


Assista a entrevista completa em:


https://www.youtube.com/watch?v=Khnckd00rWM

17 visualizações0 comentário