Buscar
  • Jordete Braga

Mas afinal de contas, o que é Mentoria?

Atualizado: 15 de jul. de 2021




Meu pai era um cara simples e calado, mas calado não é o inverso de alegre e engraçado.

Ele era um cara prático, sábio, ouvia muito mais do que falava.

Tinha um sorriso largo, risada alta e era um ótimo observador.

Quando precisava falar de assuntos da vida prática, levava para ele. Ele fazia duas ou três perguntas para aprofundamento, contava uma história para ilustrar e pronto: lá estava a minha resposta. A maioria destes momentos acontecia ao redor da churrasqueira, enquanto ele preparava o almoço de domingo, ele gostava de rituais e este era um dos seus preferidos.

Meu pai foi meu primeiro mentor, quem teve a sorte de ter um pai próximo, provavelmente compartilha desta conclusão.

Ouvir alguém especialista em um assunto que você não tem domínio suficiente é Mentoria.

Conforme o tempo foi passando, meus assuntos foram ganhando complexidade e meu pai já não conseguia contribuir tanto quando eu precisava. Os assuntos técnicos, relacionados à minha profissão, decisões que pediam um pouco de afastamento emocional, estavam fora do menu de assuntos que meu churrasqueiro preferido. Traduzindo para o mundo da mentoria, eu não sabia, mas precisava de um mentor especialista e encontrei o meu trabalho, um líder maravilhoso que generosamente atendia às minhas dúvidas e demandas.

Eu não sabia, mas aquilo era mentoria vocacionada, direcionada para um assunto específico.

Assim fui descobrindo aos poucos como evoluir na vida, aproveitando a experiência de pessoas próximas, outras nem tanto, mas fui entendendo que tinha a opção de aprender com os erros dos outros e chegar a resultados incríveis com o mesmo recurso.

A mentoria tem este poder, de potencializar os sentidos, como se fossem 4 olhos, 4 ouvidos, 2 cérebros para pensar comigo, várias linhas de raciocínio, olhando para a mesma direção, com método, para tornar o processo mais ágil e prático, perguntas específicas, pensamento estruturado que provoca e faz com que você tenha clareza do que de fato é importante na sua tomada de decisão ou escolha de caminho.

4 visualizações0 comentário